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Projeto Aleijadinho

A concepção cenográfica de Aleijadinho expressa-se junto à construção da arquitetura do adro pátio, em geral fechado, à frente ou em torno das igrejas. (Profetas de Congonhas e São Francisco de Ouro Preto) da igreja de Congonhas, com linhas sinuosas nas paredes, a escada semicircular e as figuras intercaladas, e não enfileiradas, possibilitando entre elas um diálogo de massas escultóricas, simbolicamente com gestualidades. Para serem vistos primeiro à distância, são compactos e de configurações bem definidas e por isso são indissociáveis da paisagem natural e da construtiva. Se as paredes do adro fossem retas, estariam em contradição com os elementos móveis do cenário natural animado por nuvens, ventos e intempéries. O adro foi construído por Tomás de Maia Brito (1777 a 1790) e o frontispício retilíneo do templo ganharam linhas curvas com a intervenção de Francisco de Lima Cerqueira. Ao aproximar os traços de união entre todos, amplia-se a iconografia – textos de escritura, indumentária, incluindo os barretes e turbantes – para a disposição dos pés, que tem em comum o tipo de botas e os tecidos adamascados, capricho barroco estilo artístico do século XVII e parte do XVIII, período da reforma protestante, contra reforma católica e política absolutista; estilisticamente está associado às formas em movimento, dramaticidade de expressões, colorido intenso, sombras e luzes. que leva às expressões faciais diferenciadas.

Download PDF BAZIN, Germain
Aleijadinho e a Escultura. Rio de Janeiro : Record, 1971.

 


 

COSTA, Lucio.
Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. in: O universo mágico do barroco brasileiro. Emanuel Araujo (org). São Paulo : SESI,1998.


 

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MACHADO, Lourival G.
Barroco Mineiro. São Paulo : Perspectiva, 1973.


 

TAVEIRO, Celso.
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Dicionários

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Dicionário de Simbolos. Rio de Janeiro : Ed. José Olympio, 1990.


 

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SANCHÉZ, Tomás Parra. Dicionário da Bíblia.
Aparecida : Editora Santuário, 1997.

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